Seguimos falando sobre as leis naturais e neste post trataremos da hierarquia. O que é hierarquia? Qual a sua importância? Será que estamos de fato sujeitos à ela? Será que existe alguma consequência quando desrespeitamos a hierarquia? Todos essas dúvidas serão elucidadas ao longo do post e você poderá compreender o que está acontecendo em seu relacionamento familiar.

A hierarquia é a ordem de chegada no sistema familiar. Ela é uma lei importante, pois determina a ordem que cada um de nós ocupa em nossa família.

Como sempre mencionamos, a ordem, o lugar que cada um ocupa na família deve ser respeitado. Quando violamos a hierarquia desrespeitando aqueles que chegaram antes de nós, na nossa família, nós a enfraquecemos.

É muito comum, os filhos adultos tratarem os pais idosos como se fossem seus filhos e tomarem as decisões por eles. Todavia, conforme percebemos ao longo do trabalho sistêmico, essa postura acarreta em consequências negativas para os filhos.

Elas podem ser de ordem financeira, afetiva e emocional.

A maioria das pessoas não relaciona esses eventos ao desrespeito à hierarquia do sistema até participar de uma Constelação Familiar. Quando constelamos, fica evidente o enfraquecimento familiar em razão dessa postura.

Outra situação bastante frequente é o novo relacionamento afetivo em detrimento com o anterior. Os novos companheiros, esposos, namorados, ocupam o segundo lugar no sistema, fazem parte da família assim como os exes, que continuam em primeiro.

Logo, alimentar sentimentos negativos em relação a eles apenas desequilibrará o relacionamento atual, pois querendo ou não, o relacionamento anterior sempre fará parte da história da sua família.

Quando ignoramos a hierarquia todo o sistema familiar sofre. É como se nosso rim falhasse e isso acarretasse danos aos demais órgãos do nosso corpo.

A lei da hierarquia determina que respeitemos não apenas a ordem de chegada, como também o modo de ser de cada um que faz parte do sistema. O desejo de mudar o outro nos deixa fracos, perdemos força na vida.

O respeito sistêmico transcende os limites da razão individual. Portanto, a melhor maneira de se levar uma vida de sucesso, força, leveza, equilíbrio e harmonia é respeitando o nosso lugar de chegada no sistema familiar.