• Chrisrosaterapias

Hierarquia no pensamento sistêmico

Seguimos falando sobre as leis naturais e neste post trataremos da hierarquia. O que é hierarquia? Qual a sua importância? Será que estamos de fato sujeitos à ela? Será que existe alguma consequência quando desrespeitamos a hierarquia? Todos essas dúvidas serão elucidadas ao longo do post e você poderá compreender o que está acontecendo em seu relacionamento familiar.


A hierarquia é a ordem de chegada no sistema familiar. Ela é uma lei importante, pois determina a ordem que cada um de nós ocupa em nossa família.


Como sempre mencionamos, a ordem, o lugar que cada um ocupa na família deve ser respeitado. Quando violamos a hierarquia desrespeitando aqueles que chegaram antes de nós, na nossa família, nós a enfraquecemos.


É muito comum, os filhos adultos tratarem os pais idosos como se fossem seus filhos e tomarem as decisões por eles. Todavia, conforme percebemos ao longo do trabalho sistêmico, essa postura acarreta em consequências negativas para os filhos.

Elas podem ser de ordem financeira, afetiva e emocional.


A maioria das pessoas não relaciona esses eventos ao desrespeito à hierarquia do sistema até participar de uma Constelação Familiar. Quando constelamos, fica evidente o enfraquecimento familiar em razão dessa postura.

Outra situação bastante frequente é o novo relacionamento afetivo em detrimento com o anterior. Os novos companheiros, esposos, namorados, ocupam o segundo lugar no sistema, fazem parte da família assim como os exes, que continuam em primeiro.


Logo, alimentar sentimentos negativos em relação a eles apenas desequilibrará o relacionamento atual, pois querendo ou não, o relacionamento anterior sempre fará parte da história da sua família.


Quando ignoramos a hierarquia todo o sistema familiar sofre. É como se nosso rim falhasse e isso acarretasse danos aos demais órgãos do nosso corpo.


A lei da hierarquia determina que respeitemos não apenas a ordem de chegada, como também o modo de ser de cada um que faz parte do sistema. O desejo de mudar o outro nos deixa fracos, perdemos força na vida.


O respeito sistêmico transcende os limites da razão individual. Portanto, a melhor maneira de se levar uma vida de sucesso, força, leveza, equilíbrio e harmonia é respeitando o nosso lugar de chegada no sistema familiar.


#terapiasistemica #hierarquia #constelacao #constelacaofamiliar #berthellinger #chrisrosaterapias

0 visualização
  • Chris Rosa Facebook
  • Chris Rosa Instagram

© brutos99 Produção de Conteúdo Digital